Resenha do livro “Páginas para meu filho” de Juarez Inacio Pedroza Junior

Ellen CostaWritten by: Destaque Literatura Resenha de Livros

Encontrando respostas nas páginas amareladas de um casarão abandonado.

Previsto para ser publicado em e-book na Amazon no próximo dia 08 de agosto – domingo Dia dos Pais, o livro “Páginas para meu filho”, do autor carioca Juarez Inacio Pedroza Junior, é um ode ao amor e à esperança paterna. E também por isso, não poderia ser lançado em uma data mais propícia. Siga o autor no Instagram @_juniorpedroza

O livro já está disponível na Amazon: clique aqui.

Nesta narrativa, o leitor vai se deparar com um drama familiar sensível e verossímil – daquelas que infelizmente poderia ter acontecido na família de qualquer conhecido ou até mesmo na nossa. Com isso, passar incólume por esta prosa quase poética acaba não sendo uma opção muito fácil.

A história apresenta a bela amizade entre dois amigos – Marcelo e Diego – que se constrói ainda na infância. Eles vivem as aventuras e desventuras normais que qualquer adolescente, de cidade de interior, experimenta na fase da escola.

Bolinhas de gude, partidas de futebol, brincadeiras na rua com os garotos e até mesmo o bullying “normal” que todo jovem enfrenta, por ser tímido, quieto, inteligente ou esquisito. Estes dois ainda somavam mais um item à lista: eram fisicamente diferentes de seus pais e isso, claro, reverberava nas provocações dos colegas de classe. Seja como for, a cumplicidade entre os dois proporcionava que se desviassem e se ajudassem como podiam para ter uma amizade saudável nesta época.

Com o tempo e as agruras da vida, os amigos crescem e se separam, indo estudar e morar em lugares diferentes. Quando mais velhos, o cosmos resolve lhes dar uma nova oportunidade de reencontro, agora ambos trabalhando na mesma empresa. A amizade é retomada aos poucos, e é a partir daí que vamos acompanhar o desenrolar de um drama familiar delicado, permeado por uma escrita rica em belas construções textuais.

Leia outras Resenhas de Ellen Costa:
“Onde tudo é passado” é o retrato de um grande amor que sobreviveu
Resenha: “Ensaio sobre a morte” é a dura realidade de tantas famílias
Resenha: A dura verdade revelada “Por baixo dos tapetes” de Clau Stucki

O casarão abandonado guarda seus mistérios

O autor nos apresenta um mistério a ser desvendado logo no primeiro capítulo: ao pagar uma aposta para Diego, Marcelo toma coragem e finalmente entra no casarão abandonado, pelo qual sempre nutriu fascínio e medo. Na realidade, ele alimentava um desejo quase hipnótico por entrar no tal casarão, de suas lembranças de menino, mas a alcunha de “mal assombrado” freava sua coragem juvenil.

A visita rápida para uma selfie coloca Marcelo diante de uma espécie de diário que traz o título do livro “Páginas para meu filho”. Depois deste dia, ele nunca mais será o mesmo.

O que ele encontra nas páginas do tal diário perdido é uma confissão de amor de um pai para seu filho. Ao começar a leitura, as páginas transportam a ele e a nós também, para outro tempo e lugar, onde uma família viveu uma situação muito trágica.

As cartas escritas com tanto amor por este pai são o ponto alto da narrativa. A dor, a tristeza, a incompreensão por respostas e até mesmo a revolta que ele sente estão bem marcadas em cada palavra transcrita ali. E elas são dosadas de emoção e esperança, permeadas por uma fé que não parece ter barreiras.

Prosa quase poética

A escrita refinada de Jr Pedroza, ao fazer uso com maestria de figuras de linguagem e expressões curtas e potentes, serve para enriquecer a experiência do leitor e não fazê-lo desgrudar do livro.

O que há neste diário que mexe tanto com Marcelo? Por que Diego passa a ficar preocupado (e curioso) com a mudança de comportamento de seu amigo? Por que a amizade entre os dois sofre uma ruptura? O que acontecerá com os amigos após as descobertas que fazem? Será que esta história traz mesmo uma prova de amor além do tempo?

Estas e outras perguntas só serão respondidas após a próxima página virada. E você, com certeza, se sentirá estimulado a fazer isso. Por isso, não deixe de conferir este lançamento. A literatura nacional agradece!

Sobre o autor

Juarez Inácio Pedroza Júnior é carioca, militar da Força Aérea Brasileira desde 2004. Graduado em Letras e pós-graduado em Língua Portuguesa, sua paixão pela leitura e escrita iniciou-se ainda quando menino por orientação de seu pai. Adora livros contemporâneos de ficção. Publica contos no Instagram e no Arte de Escrever. É cristão, casado com a senhora Joyce Pedroza e pai da pequena Nicolly Pedroza. Em breve, terá seu conto “Sob nova direção” publicado na coletânea de contos do CEC – Carreira Literária.

Siga-o no Instagram: @_juniorpedroza
E-mail: jipedrozajr@gmail.com

Gostou da Resenha? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com amigos.

(Visited 124 times, 1 visits today)
Tags:, , , , , , , , , , , , , , Last modified: agosto 11, 2021
Ellen Costa

Ellen Costa é jornalista e escritora. Apaixonada por ouvir e contar histórias. Autora dos livros "Baque: você tem coragem de descobrir a verdade?" e "Crônicas da vida real", ambos disponível em e-book na Amazon. Idealizadora do Arte de Escrever. Instagram @ellencostaescritora