Pollyanna era contente em toda e qualquer situação

Written by: Destaque Literatura Resenha de Livros

“Eu sempre soube que queria morar com a tia Polly, mas acho que não sabia o quanto eu queria que a tia Polly quisesse morar comigo!” — declarou Pollyanna.

O livro “Pollyanna” foi escrito por Eleanor H. Porter e publicado em 1913. Até hoje é considerado um clássico da literatura infantojuvenil. O sucesso foi tanto que a autora acabou publicando, em 1915, uma continuação. No Brasil foi chamada de “Pollyanna Moça”.

A história de Pollyanna é um verdadeiro “tapa na cara”, quase um ode ao otimismo e à gratidão – termos usados com frequência nas redes sociais, mas não necessariamente na vida real. O tema da história molda o nosso olhar diante das situações.

Pré-adolescente de 11 anos, a menina cresceu sem a figura da mãe e, ainda criança, perdeu o pai – sua maior referência de amor. Passou a morar com a sra. Polly (tia materna) — esta a aceitou apenas por uma “questão de dever familiar/social”.

Enquanto vivo, o pai foi muito presente na vida da filha e a cercava de amor e ensinamentos importantes. Apesar da condição simples, ambos eram felizes. Quando certa vez, receberam uma doação, Pollyanna não ganhou o presente esperado. E para qualquer criança, a frustração é sempre um desafio atroz.

Com isso, o pai criou um jogo cuja finalidade era encontrar em toda e qualquer situação algum motivo para ficar contente; e sempre olhar o lado positivo das coisas. E dessa forma o jogo começou a acontecer, e a menina cresceu.

Ao chegar à enorme casa da sra. Polly, Pollyanna foi recebida pela tia de forma rude e indiferente – ela era assim com todos. Mas a menina, incapaz de enxergar a maldade, tratou-a com amor e gratidão. Ela era doce e alegre. Jogava o “jogo do contente” em todo o tempo. Oferecia a outra face sem reservas e fazia aos outros o que ela gostaria que fizessem a ela.

Adorava caminhar pela vizinhança e visitar as pessoas. Sempre levava um sorriso nos lábios e gentileza no coração. Ganhava o amor de todos, transformando vidas e famílias com sua leveza e simplicidade de alma.

Leia outras resenhas sobre livros:
– Resenha do livro “Páginas para meu filho” de Jr Pedroza
– “Onde tudo é passado” é o retrato de um grande amor que sobreviveu
Resenha: “Ensaio sobre a morte” é a dura realidade de tantas famílias

Um dia, voltando da escola, a menina sofre um acidente. O resultado disso foi acordar com as pernas dormentes, sem possibilidade de andar. Foi quando a tia explicou o ocorrido a ela. Mesmo assim, a jovem conseguia encontrar motivos para ficar contente.

Contudo, o diagnóstico do médico não foi dos melhores e isso a deixou arrasada e, pela primeira vez, não conseguiu perseverar no ensinamento dado pelo pai. O que será que veio depois disso?

“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação” ­— declarou Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, à igreja de Filipos. Nessa ocasião, ele estava preso. Com fome e frio, mas plenamente contente. Em seguida registrou um dos versículos mais conhecidos da literatura bíblica: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

O que é interessante pensar é que o contentamento vai além de um momento. É um estado de espírito que não deve estar pautado nas circunstâncias. Elas não podem afetar uma pessoa contente (em seu espírito). Poderá (com razão e compreensão) ficar triste ou chateada por instantes, mas não viverá dessa forma.

Gostou da Resenha? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com amigos.

(Visited 232 times, 1 visits today)
Tags:, , , , , , , Last modified: 1 de junho de 2022

É uma jovem adolescente cristã de 16 anos, que há pouco tem descoberto o prazer da leitura e escrita. Tem por hobbies tocar teclado, apreciar músicas boas, ler histórias intrigantes, jogar vôlei e assistir filmes com a família. Ama estar com a família e amigos, e se acompanhada de coisas para comer, melhor ainda! Atualmente se dedica aos estudos e ama buscar o verdadeiro conhecimento e sabedoria que se revela em Cristo Jesus. Para o futuro, deseja atuar em uma profissão que ajude as pessoas. Neste momento não tem redes sociais.