Injustiça, esperança e redenção são temas tratados no filme “Um sonho de liberdade”

Cena em que Red consola Andy. Imagem: Internet.

Written by: Cinema Literatura Resenha de Filmes Resenha de Livros

Lançado no Brasil em 1995, o filme “Um sonho de liberdade” aparece entre os 25 melhores filmes dos últimos 25 anos, segundo o IMDB de 2014. Ainda no IMDB ele alcança a nota 9.3 (há muitos anos) na avaliação dos expectadores.

De gênero drama, o filme se passa dentro de uma prisão estadual de segurança máxima, no Maine, Estados Unidos. Conta a história de amizade entre dois homens incomuns: Red, um homem irlandês, negro e pobre, condenado à pena de prisão perpétua pelo assassinato da esposa, e Andy Dufresne, um jovem e promissor banqueiro, branco, condenado a duas penas de prisão perpétua pelo também assassinato da esposa e do amante dela.

Nas palavras do falecido crítico de cinema, Roger Ebert, o filme “cria uma impressão tão calorosa em nossos sentimentos que nos transforma em membros de uma família”.

O incrível Morgan Freeman é quem nos conta essa história tão emocionante na pele do personagem Red, um homem que já conhece bem as regras da prisão. Preso há 20 anos, já é veterano e possui certo prestígio com os demais colegas de cela por ser o cara “que consegue as coisas dentro da prisão”. Isso passa por cigarros, baseados, bebidas, revistas, baralho e outras coisinhas dentro dos limites da razão.

Condenado à prisão aos 20 de idade, ele ainda tenta o benefício da condicional de tempos em tempos. Acompanhá-lo nessa jornada de pouco êxito faz o expectador desejar (e valorizar) ainda mais sua própria liberdade.

Boa parte do filme foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Como o local estava em péssimas condições, foi necessária uma pequena reforma e adaptações para gravar o longa de Frank Darabont.

Filme Um Sonho de Liberdade. Imagem: Divulgação.

Filme Um Sonho de Liberdade. Imagem: Divulgação.

A história começa no tribunal quando Andy Dufresne (Tim Robbins) é julgado de maneira severa (e age de forma condescendente), recebendo sua condenação: passar o restante de sua vida (curta ou longa) atrás de grades de segurança máxima.

O interessante nessa narrativa é que Andy estava bêbado na noite dos crimes e mesmo tendo ido ao local dos criemes armado, enfurecido e magoado, com a intenção de buscar vingança, ele alega não se lembrar de ter cometido os crimes. E nós, expectadores do outro lado da tela, acompanhamos a história ansiosos para desvendar isso.

O promotor conduz as acusações levando o júri a acreditar que Dufresne é um homem “vingativo e calculista”, que planejou detalhadamente o crime, e por isso, merece a condenação. Mas pelo perfil e características de Andy, é praticamente impossível que ele seja mesmo um assassino.

Nas cenas seguintes, ele se revela um homem de poucas palavras, calmamente pronunciadas, inteligente e meticuloso em tudo que faz. Apresenta um comportamento com ações discretas, que geram curiosidade. Um perfil muito peculiar para habitar a prisão. Por isso nos conquista e instiga de imediato (e ao longo da narrativa).

“Um sonho de liberdade” teve a sua premiére no Festival de Filmes de Toronto, Canadá, em setembro de 1994, e entrou em cartaz algumas semanas depois. Obteve boas críticas, mas pouca bilheteria.

Os 18 milhões de dólares brutos do lançamento nem sequer cobriram os custos; obteve só mais 10 milhões de dólares depois de receber sete indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.

Roger Ebert avaliou que o título do longa não colaborou na publicidade do filme. Em inglês “A redenção de Shawshank”, nome da prisão, não ajudou a gerar interesse. Além disso, só há homens no elenco e a narrativa possui 142 minutos. Para Ebert, mulheres não se interessariam por um filme com essas características.

Foram necessários cinco anos para o filme se transformar num fenômeno, num best-seller comercial. Quando o Wall Street Journal publicou um artigo sobre ele, em abril de 1999, o filme estava em primeiro lugar no Internet Movie Database, numa votação mundial dos melhores 250 filmes e, habitualmente, se posiciona sempre entre os cinco primeiros.

Foto Stephen King-frank e Frank Darabont. Imagem: Divulgação.

Foto Stephen King-frank e Frank Darabont. Imagem: Divulgação.

O roteiro foi escrito pelo diretor Frank Darabont e nasceu de um conto dramático e comovente de Stephen King, do livro “Quatro Estações”. Esse filme foi o primeiro adaptado por Darabont, um diretor estreante e talentoso, que logo estabeleceu uma parceria com o mestre do horror, rendendo outros sucessos conhecidos. Outro sucesso se repetiu em “À espera de um milagre”.

Ebert completa: o roteiro é ponderado, respeitoso, sensível e emocionante, tal como a narração de Freeman.

Capa livro Quatro Estacoes. Imagem: Divulgação.

Capa livro Quatro Estacoes. Imagem: Divulgação.

O conto é o primeiro narrado no livro, intitulado “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”.

Já nas primeiras linhas de um total de 139 páginas, Stephen King nos apresenta Red: “Existe um cara como eu em toda prisão estadual e federal da América, eu acho – eu sou o cara que pode conseguir as coisas para você”.

Embora Red seja um homem bastante cativante é interessante observar que no livro, assim como no filme, ele não tem certeza se a condenação e a pena foram capazes de mudar seu caráter ao longo dos anos. Observe o que ele diz “se tivesse uma segunda chance, não o faria de novo, mas não tenho certeza se isso quer dizer que me reabilitei”.

Capa do filme. Imagem: Internet.

Capa do filme. Imagem: Internet.

O diretor da prisão é um homem que se autointitula justo e preza pela disciplina, desejando o melhor para os condenados ali dentro. Ele diz acreditar em duas coisas: na disciplina e na Bíblia, mas no decorrer da história vamos nos deparar com um homem desonesto, hipócrita, corrupto e muito vingativo.

Há também o chefe dos guardas que é violento e trata os presos como animais, não medindo esforços para tornar a vida de alguns deles ainda mais infernal.

Andy sofre muito dentro da prisão, principalmente nos primeiros anos de adaptação, e sobretudo porque Bobs, o líder de um pequeno grupo de “bichas” simpatiza com ele e não mede esforços para “tê-lo”. Red aconselha Andy a tomar cuidado porque, segundo pondera, esse grupo nem mais “humano” é. E logo vamos acompanhar o que essa frase significa.

O diálogo do filme é rico e poderoso. Acompanhar as conversas de Andy e Red cria em nós um laço de proximidade com eles e nos faz pensar que nem tudo é o que parece. O livro e o filme também propõe uma reflexão forte sobre prisão e liberdade, sobre os muros que separam pessoas livres e condenadas, boas e más.

Um exemplo da força exercida pela prisão na vida, segurança e comportamento dos presos é o bibliotecário Brooks, um velhinho de mais de 70 anos, que cumpre pena há mais de 50 anos e recebe liberdade condicional. Diante da constatação desconfortável de que tudo lá fora agora é bem diferente de quando ele tinha liberdade, Brooks praticamente enlouquece. O drama que esse personagem vive diz muito sobre liberdade e segurança.

“Um sonho de liberdade” é um filme sobre amizade, injustiça, esperança, readaptação, perseverança e redenção, daqueles obrigatórios para os que amam boas histórias e se permitem olhar a vida por outras perspectivas.

Ele foi também a primeira resenha do canal Arte de Escrever. Ele é o segundo vídeo com maior número de visualizações. Caso ainda não tenha visto, te convido a conferir abaixo:

(Visited 317 times, 1 visits today)
Tags:, , , , , , , , , , , Last modified: 27 de julho de 2022

Ellen Costa é o pseudônimo de Jucelene Oliveira, jornalista e escritora. Apaixonada por ouvir e contar histórias. Autora dos livros "Baque: você tem coragem de descobrir a verdade?" e "Crônicas da vida real", ambos disponível em e-book na Amazon. Idealizadora do Arte de Escrever. Instagram @ellencostaescritora