12/09/2013 11:06 - Atualizado em 16/09/2013 13:11

Notícias

VI Ciclo de Cinema e Reflexo: aprender a viver, aprender a morrer

Ética e Bioética: desafios do nosso tempo
12 a 15 de setembro de 2013 - Cinemateca Brasileira - São Paulo

Colaborador
Colaborador
Arte de Escrever

O tema será discutido a partir da exibição de filmes seguidos de mesa de reflexão com especialistas de diversas áreas do conhecimento e também na Jornada de Bioética que compõem a programação.

O Ciclo de Cinema e Reflexão deste ano prestará homenagem ao Dr. José Eduardo de Siqueira, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Bioética.

O Dr. Siqueira receberá na tarde do dia 15 de setembro, o Prêmio Averroes, escultura criada pelo artista plástico Jaime Prades destinado a pioneiros, compartilhadores e a quem se empenha pela paz e convívio entre povos, culturas, religiões e etnias.

Nas edições anteriores, o Prêmio Averroes foi entregue ao Prof. Marco Túllio, em 2008, na primeira edição do Ciclo de Cinema e Reflexão; no ano seguinte, foi a vez de Ausonia Donato ganhar o prêmio; a edição de 2010, teve como ganhador o médico, pesquisador e professor Luiz Hildebrando Pereira da Silva; em 2011, a pesquisadora, escritora e poetisa Eclea Bosi; e, no ano passado, o Prof. Manuel Carlos Chaparro foi o homenageado.

A 6ª edição do Ciclo é promovido pelo Hospital Premier, Grupo MAIS, Cinemateca Brasileira e OBORÉ, com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Instituto Paliar.

Cartaz do evento (Foto: Divulgação)

Acompanhe a PROGRAMAÇÃO COMPLETA (todas as atividades são gratuitas)

QUINTA – 12/09/2013 - Sala Petrobras
18h00 abertura oficial e lançamento da revista Prata da Casa 6
18h30 Recepção com lanche
19h00 - Exibição de filme seguida de mesa de reflexão
Blade Runner, o Caçador de Andróides
Estados Unidos / Hong Kong, 1982. Duração: 117 minutos. Direção: Ridley Scott. Com: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young.
Moderador: Kleber Lincoln Gomes
Mesa: Olga Futemma e Ismail Xavier

SEXTA – 13/09/2013 - Sala Petrobras
JORNADA DE BIOÉTICA: DECISÕES ÉTICAS NO FINAL DA VIDA
(inscrições gratuitas - http://www.grupomaissaude.com.br/ciclo2013.asp
15h30 Mini conferência Dr. Maria Goretti Salles Maciel
16h00 Mesa de Discussão de Caso Clínico – Profissionais da saúde
O final da vida sempre suscitou dúvidas e atemorizou o médico e demais profissionais de saúde. Como conduzir o paciente que piora a cada dia, apesar de todos os esforços terapêuticos? Como tomar decisões que possam trazer real benefício para o doente? Qual a obrigação legal do profissional diante do doente que vai morrer? E o dever moral?
Apesar de reconhecido ética e juridicamente no Brasil como abordagem adequada no tratamento de pessoas em fase final da vida, os Cuidados Paliativos continuam sendo um grande desconhecido para a maioria dos profissionais de saúde. A Dra. Maria Goretti Sales Maciel e o Dr. José Eduardo de Siqueira convidam profissionais de saúde para uma reflexão sobre este tema delicado através de uma mesa de discussão de diferentes casos clínicos. O objetivo da tarde é esclarecer dúvidas e propor instrumentos aos profissionais que facilitem a tomada de decisões diante da terminalidade da vida.

18h30 Recepção com lanche

19h00 Exibição de filme seguida de mesa de reflexão
A BELA QUE DORME (LA BELLA ADDORMENTATA)
França / Itália, 2012. Duração: 110 minutos. Direção: Marco Bellocchio. Com: Toni Servillo, Isabelle Huppert, Alba Rohrwacher.
Moderador: David Braga Jr.
Mesa: José Henrique Torres e José Luíz Del Roio

SÁBADO – 14/09/2013 - Sala Petrobras
JORNADA DE BIOÉTICA: DIRETIVA ANTECIPADA DE VONTADE
(inscrições gratuitas - http://www.grupomaissaude.com.br/ciclo2013.asp
15h30 Mini conferência Dr. José Eduardo de Siqueira
16h00 Mesa redonda sob a perspectiva do paciente e família
Estamos há um ano da publicação da resolução 1.995/12 do Conselho Federal de Medicina, que pela primeira vez dispôs explicitamente sobre as Diretivas Antecipadas de Vontade dos pacientes. Para lançar luz sobre este importante passo na medicina brasileira, ocorrerá na Jornada de Bioética durante o VI Ciclo de Cinema e Reflexão uma tarde de discussões sobre o tema. O Dr. José Eduardo de Siqueira fará conferência discutindo a importância das DAV sob o olhar da bioética e posteriormente uma mesa de discussão será formada com um familiar de paciente, Virgínia Freitas, que utilizou-se da resolução e com a Psicóloga Debora Genezini, que trabalha com cuidados paliativos. O objetivo da mesa de discussão é trazer o público para o debate das DAV e sobre as questões práticas relacionadas ao seu uso no dia a dia da prática clínica.

18h30 Recepção com lanche

19h00 Exibição de filme seguida de mesa de reflexão
AMOR (AMOUR)
França / Alemanha / Áustria, 2012. Duração: 127 minutos. Direção: Michael Haneke. Com: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert.
Moderadora: Maria Goretti Sales Maciel
Mesa: José Eduardo de Siqueira e Márcio Fabri

DOMINGO – 15/09/2013 - Sala BNDES
14h00Cerimônia de Entrega do Prêmio Averroes - Dr. José Eduardo de Siqueira
16h00 Concerto em homenagem ao Dr. José Eduardo de Siqueira
Ensemble SP Camerata
Betina Stegmann | Flavio Geraldini | Daniel Cuca Moreira | Nelson Rios |Andrea Campos | Marcelo Jaffé | Abrão Saraiva | Robert Bob Suetholz | Joel Souza | Sergio de Oliveira
Villa Lobos -- Prelúdio da Bachianas n°4
Vivaldi -- Concerto em La maior
Barber -- Adágio
Santoro -- Ponteio para cordas
Guerra Peixe – Mourão
17h00 Coquetel de encerramento

Mais informações: http://www.grupomaissaude.com.br/ciclo2013.asp
Cristiane Hyppolito 11. 43023180 / vivo 11.981754288

Deseja ser um colaborador do Portal? Escreva para contato@artedeescrever.com.br e saiba como.

Comentários

Relacionadas

Publicidade

Facebook