00/00/0000 00:00 - Atualizado em 11/03/2014 16:11

Agenda cultural

Moderna para Sempre

O Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco conta com cerca de cem obras modernistas, destacando trabalhos realizados entre as décadas de 1940 e 1970

Colaborador
Colaborador
Arte de Escrever

A exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú chegou, em versão inédita, ao Itaú Cultural no dia 25 de janeiro e permanecerá em cartaz até 9 de março. Desde 2010, parte da coleção itinerou pelo Brasil, pelo Paraguai e pelo México.

Agora, em São Paulo, a mostra traz a maior parte das fotografias presentes no Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco pela primeira vez. O evento também conta com o workshop 
Descondicionamento do Olhar, com Claudio Feijó, no dia 16 de fevereiro.

Sob curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, a mostra procura dar visibilidade nacional à parte fotográfica do Acervo Itaú e também focar na importância do movimento modernista para a cultura e identidade brasileiras. Para isso, foram selecionados trabalhos de grandes artistas como José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires.

O Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco conta com cerca de cem obras modernistas, destacando trabalhos realizados entre as décadas de 1940 e 1970, como os do Foto Cine Clube Bandeirantes, criado em 1939. O acervo também conta com aproximadamente 12 mil itens entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, instalações, edições raras de obras literárias e outras peças que, reunidas ao longo de mais de 60 anos, cobrem toda a história da arte brasileira – além de importantes períodos da história da arte mundial.

Confira no site do Itaú Cultural, na aba Vídeos, o making of da mostra e as entrevistas com Iatã Cannabrava, o fotógrafo German Lorca e o pesquisador e crítico Rubens Fernandes. Para saber mais sobre o workshop Descondicionamento do Olhar, confira a aba Programação.

Asfalto (ca. 1970), de Paulo Pires (Foto: Edouard Fraipont/Reprodução Fotográfica)

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú
sábado 25 de janeiro a domingo 9 de março de 2014
terça a sexta das 9h às 20h 
sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
Piso 1

Entrada franca e livre para todos os públicos.

Fonte: Itaú Cultural 

Comentários

Relacionadas

Publicidade

Facebook