Especial: Em uma galáxia muito, muito distante… surgiu a Saga Star Wars

Star Wars. Crédito imagem: http://br.starwars.com.

Criaturas humanóides, alienígenas, dróides robóticos e o governo nas mãos de um imperador tirano, em uma galáxia muito, muito distante…Existe uma história que fascina diversas gerações. A saga Star Wars, ou Guerra nas Estrelas, foi criada em 1977 pelo cineasta George Lucas, diretor de cinema norte-americano de 74 anos, revolucionando a categoria de ficção científica no cinema.

É impossível você não ter ouvido falar sobre Luke Skywalker, Princesa Leia, Chewbacca, Han Solo, Mestre Yoda, C-3PO, R2-D2 e o mais lendário de todos os vilões do cinema, Darth Vader.

A trilogia original de Star Wars conta a trajetória de Luke Skywalker e dos demais personagens. A tríade consiste nos seguintes filmes: Star Wars: Episódio IV – Uma nova Esperança (1977), Star Wars: Episódio V – O Império contra ataca (1980) e Star Wars: Episódio VI – o Retorno de Jedi (1983).

Star Wars Trilogia Clássica. Crédito imagem: http://br.starwars.com.
Star Wars Trilogia Clássica. Crédito imagem: http://br.starwars.com.

Darth Vader descobre que algo está errado durante a supervisão da Estrela da Morte, uma arma letal e poderosa. A Aliança Rebelde está mais uma vez tramando contra o Império Galáctico, e Vader resolve cortar o mal pela raiz aprisionando a Princesa Leia, líder da Rebelião. O que ele não imaginava era que a princesa enviaria uma mensagem cifrada de socorro para um antigo Cavaleiro Jedi, por meio dróide R2-D2.

R2-D2, na companhia de C3-PO, outro robô tradutor, foge do Império com a missão de passar a mensagem para Obi-Wan Kenobi, o Cavaleiro Jedi. Os dróides caem num planeta desértico chamado Tatooine e são encontrados por Luke Skywalker. Providencial, porque apesar de achar que é um camponês pacato, na verdade Luke é um jovem promissor, que era esperado pela força dos Rebeldes, da qual Leia faz parte.

Do treino com Obi-Wan Kenobi para Luke se transformar em cavaleiro Jedi, o encontro com os mercenários Han Solo e Chewbacca, donos da icônica nave Millenium Falcon, o enredo vai ficando cheio de aventuras, revelações e muitas emoções. Resgates, batalhas, reviravoltas, traições e muito mais são elementos encontrados neste roteiro que virou ícone do cinema e da cultura pop.

Darth Vader conta para Luke Skywalker que é seu pai. Crédito imagem: http://br.starwars.com.
Darth Vader conta para Luke Skywalker que é seu pai. Crédito imagem: http://br.starwars.com.

A trilogia clássica teve tanto sucesso que encanta até hoje. Foram produzidos milhares de produtos com a temática de Star Wars. Desde bonecos, cadernos, além de utensílios domésticos, entre outros. Claro que não podemos deixar de citar os filmes da trilogia clássica, apreciada até os dias atuais por fãs de várias idades.

O surgimento do maior vilão do cinema: Darth Vader – Nova Trilogia

A série iniciada em 1977 fez um retorno triunfante após 20 anos. A nova trilogia surge em 1999 para contar a trajetória do vilão mais icônico do cinema, Darth Vader. Com novos efeitos especiais, o retorno de Star Wars conquistou uma nova geração de fãs e ainda ofereceu a oportunidade de ver a cultuada série no cinema.

Nova trilogia conta a história de como Anakin Skywalker se transforma em Darth Vader. Crédito imagem: http://br.starwars.com.
Nova trilogia conta a história de como Anakin Skywalker se transforma em Darth Vader. Crédito imagem: http://br.starwars.com.

O mundo recebeu Star Wars I: A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars II: Ataque dos Clones (2002) e Star Wars III: A Vingança dos Sith (2005). George Lucas, idealizador da série, retomou a história, contando como Anakin Skywalker se tornou Lorde Darth Vader. Além disso, os filmes retratam como os Jedi se estruturaram e como a situação caminhou para que fosse necessária a criação da Aliança Rebelde.

Com a trilogia prequela e recursos mais modernos, o espectador entende como o grande vilão Darth Vader nasce e como os demais personagens estão ligados. Apesar das críticas a respeito dessa nova sequência, os filmes reforçaram o sucesso da franquia, e George Lucas conquistou uma nova geração de fãs da saga mais intensa do cinema: Star Wars!

Outras histórias de Star Wars

A riqueza do universo de Star Wars sempre deu margem para muitas obras derivadas. Em 2012, a Lucasfilm foi comprada pela Walt Disney Company por US$ 4,05 bilhões e foi anunciada uma nova sequência de filmes, para delírio dos fãs. A trilogia contemporânea é composta pelos seguintes filmes: Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015), Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi (2017) e Star Wars: Episódio IX (previsto para 2019), além dos filmes spin-off da saga.

Rouge One – Uma história Star Wars foi o primeiro spin-off lançado em 2016. O enredo se passa 13 anos após a explosão da Estrela da Morte e conta a história da protagonista Jyn Erso, que foi afastada de seu pai, Galen Erso. Ele foi o designer da Estrela da Morte do Episódio IV (1977), recrutado à força pelo Império. Já adulta, Jyn é resgatada da prisão imperial pela Rebelião, que planeja impedir a continuidade da produção de arma. Muitas aventuras e duelos decorrem para que a Aliança Rebelde consiga acabar com a Estrela da Morte e com a tirania do Império Galáctico.

Jyn Erso luta contra o Império Galáctico juntamente com a Aliança Rebelde em Rogue One – Uma História Star Wars (2016). Crédito imagem: Walt Disney Pictures
Jyn Erso luta contra o Império Galáctico juntamente com a Aliança Rebelde em Rogue One – Uma História Star Wars (2016). Crédito imagem: Walt Disney Pictures

Quer se aventurar com a Jyn e os demais personagens de Guerra nas Estrelas em aventuras épicas? Então, você precisa conhecer os jogos e brinquedos colecionáveis da saga Star Wars!

A Walt Disney Company continua com a produção dos filmes spin-off do universo, expandindo Star Wars nos intervalos das produções dos longas-metragens da trilogia contemporânea. As histórias das obras derivadas se passam durante a hexalogia.

Elenco e direção do filme spin-off de Han Solo. Crédito imagem: http://br.starwars.com.
Elenco e direção do filme spin-off de Han Solo. Crédito imagem: http://br.starwars.com.

Os novos longas-metragens da trilogia contemporânea e os spin-off geraram diversos subprodutos, como por exemplo: jogos eletrônicos, como o Star Wars Battlefront, desenhos animados, livros e até quadrinhos.

O Despertar de uma nova era – Trilogia contemporânea

É incrível como o universo Star Wars é amplo e complexo. Quando se pensa que a história acabou, engana-se! O Despertar da Força inicia uma nova trilogia. O Episódio VII é repleto de alegorias que remetem à trilogia clássica. É um filme envolvente e, principalmente, muito emocionante para os fãs, pois tem o retorno dos personagens icônicos da saga.

A trama do Episódio VII situa-se após 30 anos da queda do Império Galáctico e de Darth Vader. Luke Skywalker está desaparecido, e surge uma nova ameaça à galáxia: a Primeira Ordem. É uma organização sombria, que busca acabar com o poder da Nova República e reaver o poder ao Império novamente. Liderada por uma criatura tenebrosa, o Líder supremo Snoke, que utiliza sua força através de Kylo Ren e do General Hux para espalhar o terror pela galáxia.

A Primeira Ordem consegue capturar Poe Dameron, um dos principais pilotos da Resistência, que possui o mapa do paradeiro do mitológico Jedi Luke Skywalker. Mais tarde, eles escapam da prisão com a ajuda de Finn, um stormtrooper desertor.

Na fuga pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey, que vive sozinha como sucateira, pegando destroços de naves antigas, além de ser pilota e de possuir grandes conhecimentos sobre mecânica. Porém, a Primeira Ordem os encontra e todos fogem na clássica nave Millennium Falcon.

Rey luta contra as forças da Primeira Ordem e de Kylo Ren em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015). Crédito imagem: http://br.starwars.com.
Rey luta contra as forças da Primeira Ordem e de Kylo Ren em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015). Crédito imagem: http://br.starwars.com.

Batalhas eletrizantes e duelos intensos acontecem, além de muita emoção. O Despertar da Força deixou vários ganchos para os próximos episódios da nova trilogia.

O fim da era dos Jedi – Episódio VIII

Depois de dois anos de espera, os fãs de Star Wars vão poder matar a curiosidade e acabar com as especulações sobre o destino de Rey, Kylo Ren e as demais personagens da nova trilogia.

A estreia foi em 15 de dezembro do ano passado. Em Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi, os acontecimentos ocorrem após o encontro entre Rey e o lendário e recluso Cavaleiro Jedi, Luke Skywalker. A jovem Rey busca entender o equilíbrio da Força, através dos ensinamentos do mestre Jedi. Em paralelo, a Primeira Ordem, de Kylo Ren, se reorganiza para enfrentar novamente a Aliança Rebelde.

Novos pôsteres de Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi. Crédito imagem: http://br.starwars.com.
Novos pôsteres de Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi. Crédito imagem: http://br.starwars.com.

Se você ainda não conferiu, receba uma pitada de curiosidade pelo trailer de Star Wars: Episódio VII – Os Últimos Jedi.

Não se desespere! Em 2019, a Walt Disney promete ainda o Star Wars: Episódio IX para dar desfecho à nova trilogia! A saga Star Wars é tão lendária e esplêndida que causa muito fervor em várias gerações.

Fãs de longa data e espectadores que estão conhecendo o universo de Guerra nas Estrelas lembrem-se: QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!

*Texto escrito pela colaboradora Karina Domingues.

Deixe uma resposta